Linguagem de Programação


Autor : Roberto Lima | Data : 12/12/2018

Linguagem de programação é a forma de como passar instruções para um computador através de um conjunto de regras sintáticas e semânticas. As linguagens também são utilizadas para expressar algoritmos com precisão. As linguagens foram desenvolvidas com o intuito de aumentar a produtividade e facilitar as intenções de programadores, traduzindo essas informações para as linguagens que os computadores entendem nativamente, deixando as aplicações cada vez mais independentes dos ambientes computacionais específicos.
Vamos conhecer as principais linguagens de programação:

Java
É uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems.

JavaScript
É uma linguagem de programação client-side interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

C
É uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada por Organização Internacional para Padronização(ISO), criada em 1972 por Dennis Ritchie na empresa AT&T Bell Labs para desenvolvimento do sistema operacional Unix.

C++
É uma linguagem de programação compilada multi-paradigma (seu suporte inclui linguagem imperativa, orientada a objetos e genérica) e de uso geral. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.

Python
É uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.

PHP
É uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico. O PHP foi criado por Rasmus Lerdorf em 1995 e é utilizado em aplicações como o Facebook.

Swift
É uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple para desenvolvimento no iOS, macOS, watchOS, tvOS e Linux.

Perl
É uma linguagem de programação multiplataforma usada em aplicações de CGI para a web, para administração de sistemas linux e por várias aplicações que necessitam de facilidade de manipulação de strings. A linguagem Perl foi desenvolvida por Larry Wall. Seu lançamento deu-se em 1987, 4 anos antes do Linux.

HTML
É uma linguagem de programação web, utilizado para estruturação e apresentação de conteúdo estático.
CSS
É uma técnica de linguagem de programação web para adicionar estilo (cores, fontes, espaçamento, etc.) a um documento web.


Links Adicionais
Lista de documentação de linguagens
Lista de linguagens de programação

Referência:
Referência do artigo

Faça um comentário:

Comentários: