Computação Quântica e a disputa entre EUA e China


Autor : Roberto Lima | Data : 22/12/2018

A corrida para o desenvolvimento da Ciência da Informação Quântica entre EUA e China está cada vez mais acirrada.
O governo Trump se reuniu com funcionários do governo e representantes das gigantes tecnológicas Alphabet, IBM, JP Morgan Chase e outras, onde foi anunciado um investimento de US$ 249 milhões no setor. Por outro lado, a China constrói um Laboratório Nacional de Ciência da Informação Quântica que tem previsão de ser inaugurado em 2020 a um custo de US$ 10 bilhões.
Essa corrida das duas maiores potencias mundiais, demonstram a importância desta tecnologia, vamos entender um pouco.

O que é Computação Quântica?
Conhecido como código binário, onde os computadores utilizam sequências longas de 0 (zero) e 1 (um), a informação quântica utiliza propriedades subatômicas, ou seja, apresentar dois estados ao mesmo tempo (fenômeno conhecido como Superposição), exponenciando a capacidade de processamento, aumentando a velocidade de cálculos e executando mais de uma ação ao mesmo tempo.

Um exemplo prático é quando um computador que tem dois qubits for adicionado mais dois qubits, ele não terá quatro qubits, pois o valor é aumentado exponencialmente.

O armazenamento de informação também é uma das grandes vantagens da computação quântica.

Ao guardar 0 e 1 simultaneamente em um chip, ocupamos memória através do espaço permitido, porém, guardar essa informação em um sistema atômico, as regras mudam, pois serão ditadas pelo mundo quântico e suas propriedades.

Benefícios da Computação Quântica
A computação quântica irá revolucionar o mundo e a partir deste momento, iremos fazer coisas que hoje em dia são praticamente impossíveis ou extremamente caras como, cálculos astronômicos, desenvolvimento de novos medicamentos, calculo de rotas através de satélites entre outras funções.

Vamos acompanhar essa corrida entre as grandes potencias e torcer para que essa tecnologia seja utilizada para o desenvolvimento e não para a destruição da humanidade.


Links Adicionais
Computador Quântico

Referência:
Referência do artigo

Faça um comentário:

Comentários: