Experiência da Dupla Fenda - Física Quântica


Autor : Roberto Lima | Data : 09/01/2018

A experiência da dupla fenda, na física quântica, é sem dúvida uma das maiores já realizadas no campo das ciências. Este experimento comprovou que o átomo tem comportamentos distintos quando observado e quando não observado.

Nesta experiência científica, foram "arremessados" elétrons através de duas fendas. Depois de um tempo foram medir e descobriram que os átomos não formaram um padrão similar às duas fendas, mas sim como um padrão de interferência.
Veja no link abaixo o vídeo explicativo:

Veja o vídeo

Mas quando observaram o experimento, os átomos se comportaram de maneira diferente e o padrão apresentado foi exatamente das duas fendas.

O que aconteceu nessa experiência foi que, quando não observado, os átomos se comportaram como uma onda única, ou seja, apenas energia, mas quando observado, eles se comportaram como matéria. Muito interessante!

Isso provou que as regras utilizadas na mecânica clássica não podem ser aplicadas na mecânica quântica, deixando os maiores cientistas da época sem saber como reagir a este novo universo, o Quântico!

Albert Einstein foi um dos que confrontou muitas vezes Niels Bohr com a famosa frase "Deus não joga dados". Mas no final da vida Einstein acabou concordando com muita coisa da física quântica.

Hoje em dia a física quântica está avançada e são diversas experiências realizadas com sucesso, como o entrelaçamento quântico, o tunelamento quântico e outras.

O mundo quântico é tão fascinante que a tecnologia mais "perseguida" hoje em dia é o computador quântico, que segundo os especialistas do assunto, é o que mais se aproxima do cérebro humano.


Links Adicionais
Dupla Fenda
Vídeo Explicativo

Referência:
Referência do artigo

Faça um comentário:

Comentários: