Big Data e a importância do Data Science


Autor : Roberto Lima | Data : 26/02/2019

O novo ouro do mundo surgiu com a necessidade de empresas e corporações aprimorarem seus negócios através da manipulação do que há de mais preciso hoje em dia, os dados.

A ciência de dados ou data science, nasce para extrair insights dos dados capturados, gerando inúmeras possibilidades e ajudando os negócios a criarem novas estratégias.

Gráficos, mapa de calor, kde, clusters, cálculos, equações, possibilidades, estatísticas e outros, servem para que os negócios fiquem mais visíveis de uma forma macro e que ações sejam tomadas, resultando em avanço para diversos seguimentos. Com isso as máquinas tem o poder de aprender (machine learning), concatenando e clusterizando os dados, dando força e visibilidade para AI (inteligência artificial).

As linguagens de programação tem se especializado cada vez mais para atender a necessidade de manipulação dos dados, o Python, uma linguagem muito eficiente de data science, vem crescendo à medida que sua comunidade e membros colaboram com a criação de novas bibliotecas. Existem tantas bibliotecas eficientes que é possível criar inúmeros gráficos com apenas uma linha de código. Em breve teremos outras linguagens tão eficientes quanto o Python para o tratamento de dados, enquanto isso faremos o uso das mais variadas bibliotecas disponíveis.

Em um mundo onde todas as áreas estão se beneficiando com os resultados obtidos pelo tratamento de dados, devemos dedicar um pouco de nossa atenção a este novo universo, conhecer e entender um pouco mais sobre o assunto.

Estamos na era do Big Data, e essa era está apenas começando!


Links Adicionais
NumPy
Pandas
Seaborn

Referência:
Referência do artigo

Faça um comentário:

Comentários: